Ensino Infantil

O processo de alfabetização consiste numa aprendizagem da leitura e escrita que se apóie em idéias e conhecimentos sobre a língua escrita, acompanhada da compreensão dos usos e funções da linguagem. Neste sentido, pode-se afirmar que a alfabetização inicia-se bem antes da criança entrar na escola, através da leitura das vivências adquiridas no convívio com as pessoas e com materiais e processos que permitam a vida da criança. Compete à escola ampliar e sistematizar este conhecimento prévio, propiciando a criança vivências significativas e prazerosas com a leitura e a escrita que permitam ao alfabetizando a construção do próprio conhecimento.

Nesta perspectiva, o papel do professor é mediar o desenvolvimento de habilidades linguísticas básicas tais como: falar, escutar, ler e escrever através do uso da linguagem oral, da escrita e da reflexão sobre a língua. Para tanto, a prática pedagógica requer urna relação dialógica entre os três elementos envolvidos no processo ensino aprendizagem: professor-aluno-objeto do conhecimento, numa constante interação.

Esta concepção de alfabetização é referendada em pesquisas de diferentes teóricos respaldadas nas teorias construtivistas e sócio-interacionistas que tem como defensores: Jean Piaget, Emilia Ferreiro, Luria, Vygostsky e seguidores, onde encontramos referências para organização de uma prática pedagógica consciente, consistente e reflexiva, voltada para o aprendiz, sujeito que deve ser colocado em constante situação de desafio pelo professor, responsável pela mediação do processo ensino aprendizagem.

Portal Da Educação