Esportes e Danças

• Xadrez

Prof: Marcelo Dourado
    Graduado em Educação Física

A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo.

• Capeira

Mestre: Barnabé

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.

• Voleibol

Professor Marcelo

.

O Voleibol, esporte coletivo praticado com muita frequência no meio escolar, possui objetivos que vão além dos exercícios de técnicas desportivas e movimentos táticos. Ele prepara o indivíduo para uma vida adulta equilibrada e saudável, proporcionando autoconfiança e a livre iniciativa, auxiliando-o na sua formação integral. Este esporte aperfeiçoa de forma continuada os movimentos naturais do ser humano (caminhar, correr, saltar), emprega certas qualidades físicas com prioridade e de forma específica como a velocidade de reação, velocidade de deslocamento, saltos e agilidade, além de progressivamente promover o domínio dos seus fundamentos.

• Futsal

Professora Amanda

Toda criança que pratica esporte tem mais autonomia e confiança, apresenta maior domínio motor, melhora o desempenho em sala de aula e também no convívio com os colegas e amigos. Nas aulas o aluno aprende além das regras ,todos os seus fundamentos e habilidades. A iniciação no Futsal é trabalhada a partir dos fundamentos, para posteriormente trabalhar a aplicação destes em situações de jogo. Os jogos pretendem estimular nos alunos inteligência tática, técnica individual, noção de regras, autonomia, responsabilidade, poder de decisão, resolução dos problemas, criatividade e inclusão de uma forma dinâmica, motivadora e criativa. Desta maneira o aluno se faz importante para equipe, pois ele é peça integrante do todo.

• Ballet

Dança: Mais Que Movimento!

A dança vai além de sua função artística, ela desenvolve a psicomotricidade (cognitivo, físico e afetivo), ajudando na educação; e auxilia no tratamento e prevenção de doenças, isto é, ela é “sinônimo” de saúde. Fazendo assim, parte não só da área de arte, mas também da área de educação e saúde. Dentro da área de educação, a dança propicia aos alunos o auto-conhecimento; as vivências de corporeidade; relacionamentos estéticos com outras pessoas e com o mundo, incentiva a expressividade artística e humana; libera a imaginação, a criatividade; sendo também uma forma de comunicação e de conhecimento, ajudando na formação dos cidadãos. A dança integra corpo e mente, trazendo aos alunos relações entre o mundo à sua volta e entre o mundo que existe dentro de si.